Hexus / Hexus Inov / Terceira Edição do Hexus Inov

Terceira Edição do Hexus Inov
30/07/2010

Hexus entrega prêmio durante o 26º Congresso Nacional de Laticinios.

Pesquisadoras do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) receberam o prêmio de Mérito Científico no 26º Congresso Nacional de Laticínios, realizado entre os dias 13 e 16 de julho, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Realizaram a entrega do prêmio para as pesquisadoras vencedoras, os diretores da Hexus, Fabiano Zamberlan, Diretor Comercial, Sidnei Fardo, Diretor Administrativo, acompanhados pelo Presidente da EPAMIG, Dr. Baldonedo Arthur Napoleão, e Coordenador Geral do Congresso, Prof. Adauto de Matos Lemos.

O artigo vencedor, “Seleção de Non-Stater Lactic Acid Bactéria – NSLAB em queijo modelo obtido de leite microfiltrado”, da equipe do Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat-ITAL), superou outros 122 artigos enviados por pesquisadores de todo o país.

Seleção de Non-Starter Lactic Acid Bactéria – NSLAB em queijo modelo obtido de leite microfiltrado - Uma pesquisa realizada para mostrar a importância e a diferença das características sensoriais e de textura em queijos provocadas pelas bactérias lácticas não constituintes dos fermentos comerciais (NSLAB) usados nos processamentos. Além do fermento adicionado, outras bactérias lácticas também estão envolvidas no processo de maturação, que é a etapa onde ocorre a maior parte das reações que vão dar ao queijo o “FLAVOR” característico.

Para viabilizar o estudo de diversas linhagens simultaneamente, as pesquisadoras desenvolveram um “queijo modelo” asséptico, a partir de leite microfiltrado, para que assim conseguissem reproduzir as condições padrões de um queijo. Dessa forma, as pesquisadoras puderam avaliar o impacto de cada linhagem na maturação do queijo de uma forma mais confiável, independente dos fatores que poderiam interferir, como por exemplo, tipo de coalho, adição de sal e outros tipos de bactérias.